Você é um adepto dos esportes de aventura e quer saber a como começar no trekking e caminhadas? Vem comigo porque vou te passar as dicas essenciais para quem deseja começar no esporte.

Mas, antes de começar a te dar essas dicas tão úteis, penso que é muito importante você saber o que significa a palavra trekking!

Então, vamos lá!

Você sabe o que é trekking?

Provavelmente, sua primeira resposta será: “trekking é a mesma coisa que caminhar”. Bom, é quase a mesma coisa!

Além disso, devo te lembrar de que o trekking é um esporte de aventura voltado para qualquer pessoa que tenha um bom condicionamento físico, não importando a sua idade.

Portanto, leia o artigo sobre como se preparar fisicamente com Treino e exercícios para trilha, escalada e caminhada.

Antes de tudo, saiba que a palavra trekking é utilizada para classificar as caminhadas longas, com mais de dois dias e que incluem acampamento (camping).

Dessa forma é necessário equipamentos específicos, como: barraca, saco de dormir, isolante térmico etc.

Sendo assim, as classificações das caminhadas na natureza se dividem em:

  • Day Hiking é a caminhada de um dia (bate e volta);
  • Hiking é a caminhada de dois dias ou mais, porém não inclui acampamento e equipamentos para camping. No geral o pernoite é em abrigos ou albergues;
  • Trekking são caminhadas de dois dias ou mais que incluem acampamento (camping).

Ou seja, caminhadas com mais de dois dias que incluem camping é um trekking. Caminhadas com mais de dois dias que não incluem camping (acampamento) é Hiking e Day Hiking são caminhadas de um dia, bate e volta.

Se ainda ficou com alguma dúvida, neste vídeo o Pedro Lacaz da Gear Tips explica melhor cada uma dessas definições:

Agora que você entendeu melhor o que é trekking, então posso começar a te dar as dicas!

Vou partir das mais simples para as mais complexas, ou seja, vou falar sobre roupas, calçados e equipamentos que precisam estar com você durante seu trekking.

Como começar no trekking: dicas básicas

Primeiramente, é necessário que você se autoconheça. Isso significa que você precisa saber como está a sua saúde física e mental, bem como a sua motivação para praticar o esporte.

Além disso, o trekking é um esporte que exige muito do seu corpo físico e mental. Normalmente são horas de caminhadas em terrenos acidentados com muitas subidas e descidas.

Veja neste vídeo algumas dicas de treinos para trekking com a treinadora Nina da Long Life Consultoria

Confira as 10 dicas para começar no trekking

1 – Está sem companhia para fazer trekking ou caminhadas?

Sugiro procurar uma agência e contratar um guia. Neste caso, o guia vai te orientar e dar todo apoio e suporte neste processo. Evite curiosos e guias que não são credenciados.

Outra dica bem legal é procurar os Clubes de Montanhismo da sua cidade. Decerto você vai encontrar pessoas com o mesmo propósito e fazer novas amizades e parcerias para o esporte. Os clubes também oferecem curso de montanhismo para iniciante, curso de guia e oficinas técnicas.

Acesse o site do Centro Excursionista Brasileiro (CEB)

2 – Procure informações sobre a trilha

Saiba que cada atividade de trekking e caminhada exigem uma atenção e empenho diferente. Por isso, procure informações sobre o trekking que pretende fazer, como, por exemplo: melhor época para fazer a trilha, clima da região, o que levar, o que vestir, disponibilidade de água no percurso, grau e dificuldade, lances expostos etc.

Por isso, eu volto a repetir o que disse acima: procure um guia credenciado, porque toda orientação mais precisa será passada por ele de maneira mais profissional e de acordo com a sua realidade.

3 – Cuidado com a sua saúde física (condicionamento físico)

Sua saúde física e condicionamento físico é o fator número um para garantir segurança e bem-estar durante seu trekking.

Sugiro verificar se você está preparado fisicamente para o trekking que pretende fazer. Portanto, é inteligente realizar alguns exames laboratoriais para saber como está o seu corpo e também procurar um profissional de Educação Física.

Assista ao vídeo com dicas de treinos para montanha: trekking e escalada

4 – Esteja preparado para o pior

Esteja preparado para enfrentar as situações adversas, como, por exemplo: vento, frio, chuva, Sol (neve) etc. Por isso, é importante saber o que levar e como usar corretamente os equipamentos de trekking e camping.

Acesse o meu canal do youtube/viviantelles  e veja algumas dicas:

5 – Atenção na escolha dos equipamentos

Leve os equipamentos adequados para trekking, camping ou trilha de um dia, levando em consideração o destino escolhido.

Para te ajudar eu fiz um checklist com todas essas informações. Confira abaixo!

Clique no banner!

6 – Evite levar equipamentos desnecessários

Evite excessos e siga exatamente a indicação dos equipamentos necessários para a atividade que você escolheu. Por exemplo, cada região tem uma particularidade como o clima, vegetação, terreno e dificuldade.

Leia este artigo e saiba como arrumar a sua mochila cargueira para um trekking

7 – Use roupas e calçados específicos para trekking

Confira a minha playlist com vídeos sobre o que vestir na montanha, como, por exemplo: casacos para frio e como usar o sistema de camadas das roupas de frio, calça para trekking, caminhadas e escalada.

Confira a playlist com o que vestir na montanha

8 – Qual a melhor maneira de treinar para um trekking?

A melhor maneira de treinar para fazer um trekking mais exigente fisicamente é fazendo trilha (bate e volta) e caminhadas mais exigentes.

Porém, leve em consideração os treinos de fortalecimento que podem ser feitos em casa, em um ambiente natural (parque) ou na academia.

Dessa maneira, você vai trabalhar o fortalecimento muscular e simular diferentes situações que podem acontecer ao longo da caminhada. Saiba que começar pelas atividades mais simples é extremante importante na sua evolução.

9 – Se possível faça Yoga (técnicas respiratórias)

A prática fortalece o equilíbrio, além de ajudar no controle da respiração. Ou seja, você aprende a respirar corretamente em situações de desconforto, além de trabalhar a sua percepção física e mental.

10 – O trekking é indicado para qualquer pessoa?

De fato o trekking é indicado para qualquer pessoa, mesmo sem experiência no esporte.

Portanto, se pretende fazer o seu primeiro trekking e você não tem experiência, saiba que é extremamente importante você fazer uma avaliação com um profissional de Educação Física para verificar a sua saúde física.

Em segundo lugar, sugiro procurar um guia de montanha certificado para fazer o seu primeiro trekking. E para finalizar, se deseja se aprofundar mais no esporte e encontrar parcerias e amigos com o mesmo objetivo, procure os Clubes de Montanhismo da sua cidade.

Você já conhece a travessia considerada a mais bonita do Brasil? Veja abaixo:

Uma dica extra, já que finalizei as 10 dicas 😉

Nunca use uma bota guardada por anos para fazer um trekking. Saiba que é comum o solado de uma boa bota se desfazer durante um trekking? Isso acontece por armazenagem inadequada, sujeira ou falta de utilização.

Veja como limpar a sua bota e trilha.

Entenda que essas informações são muito importantes para quem deseja fazer o primeiro trekking. Aqui no meu site, no meu canal do Youtube e Instagram você vai encontrar muitas informações complementares que vão te ajudar neste processo.

Artigos complementares:

 

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e deixar a sua mensagem! Ficarei feliz em saber a sua opinião!

Acompanhe o meu Instagram e Youtube , estou sempre dando várias dicas por lá 😉

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Montanha | Trekking | Escalada (@vivianctelles) em

Deixe seu comentário