Saber como limpar as botas de couro vai te ajudar com a higienização dos seus pés e também irá aumentar o tempo de duração das suas botas.

Neste artigo eu vou te explicar em um passo a passo como eu faço a limpeza das minhas botas de couro!

Por que você deve limpar as suas botas de couro?

Entendo que algumas pessoas não levam a sério a limpeza das botas de couro, apenas passam um pano úmido e pronto, já estão limpas e prontas para a próxima aventura. Eu sempre fiz isso com as minhas botas, mas confesso que depois de um tempo percebi que só isso não era o suficiente para prolongar a vida útil das minhas botas de couro.

Vou ser bem direta com você, pois se deixar de limpar suas botas de couro, tudo isso irá acontecer:

  • Elas podem ficar mofadas;
  • O couro perderá sua umidade por conta da lama que secará;
  • Elas perderão a flexibilidade e vão se rachar facilmente;
  • Nas rachaduras irão se depositar pequenas sujeiras que desgastam e danificam totalmente o couro da sua bota;
  • Elas irão durar pouquíssimo tempo;
  • O couro fica com um aspecto feio com pouco tempo de uso.

Não cometa essa erro

É comum durante um trekking as botas perderem os seus solados ou eles se desfazerem, isso acontece até mesmo com marcas super famosas.

Ressalto que neste caso a culpa não é da marca e sim do cuidado que você não teve. Pegar uma bota antiga que está guardada por anos para usar em uma trilha longa é um grande erro.

De acordo com os relatos dos guias da Travessia Petrópolis x Teresópolis é que na maioria dos casos de perda de solado ou o couro se desfazendo é porque o aventureiro resolveu usar aquela bota antiga que guardou durante anos no armário.

Botas em couro precisar ser usadas, o movimento ajuda a manter as partículas e características do couro e solado, evitando que ele se desfaça ou quebre. Além disso, você deve manter sempre as suas botas limpas e guardadas em um local arejado.

O que usar para fazer a limpeza da bota de couro?

Antes de você meter a mão na massa vai precisar de alguns itens. Eu gosto de usar algumas coisinhas bem básicas e que são fáceis de serem encontradas:

  • Uma escova, não muito dura;
  • Detergente ou sabão neutro;
  • Um pedaço de pano macio;
  • Um pedaço de folha Jornal;
  • Um palito resistente;
  • Hidratante para o couro;
  • Água.

Comprei o hidratante para o couro em uma loja de autopeças para carro e custou R$20.

O hidratante protege e previne rachaduras e desbotamentos provocados pelos raios UV em couro, vinil, borracha, plásticos também recupera  a aparência e a tonalidade original do couro.

Com tudo isso em mãos, você já pode seguir os passos básicos:

1. Tiro os cadarços e bato as duas botas juntas para tirar o excesso de sujeira.

2. Utilizo o palito para retirar lama endurecida que fica presa principalmente na sola da bota. Às vezes é necessário eu deixar a sola de molho por alguns minutos para ficar mais fácil de tirar o excesso de sujeira.

3. Depois de verificar que as partes mais grossas de sujeira de lama foram retiradas, então eu coloco as botas dentro da água e, em seguida, uso a escova.

Se a sujeira insiste em continuar ali, então eu volto com as botas e coloco de molho, e deixo por alguns minutos.

Agora, preste atenção no que eu vou te dizer: eu coloco o detergente neutro dentro em um potinho com aguá para dissolver, não é bom aplicar direto no couro.

4. Com a escova eu esfrego bastante e depois faço o enxágue. A minha dica é que você faça isso com água corrente, ou seja, de preferência debaixo da torneira aberta.

5. Depois tiro o excesso de água com um paninho seco e aplico o hidratante para o couro.

Como secar a bota de couro?

Tenho algumas dicas bem interessantes para você secar suas botas de trilha. Mas, já vou logo começando com uma que é de ouro! Sabe qual é?

É o seguinte: nunca seque suas botas ao lado da fogueira! Isso mesmo! Se você fizer isso, tudo bem, elas vão secar, mas também ficarão ressecadas e o tempo de duração das botas será encurtado.

Para secar as minhas botas de couro, sempre faço assim:

1. Com um pedaço de pano procuro tirar todo excesso de água, tanto dentro quanto fora da bota. Isso vai evitar que a umidade venha a deformar a bota quando ela estiver secando.

2. No lado de dentro é sempre mais difícil de secar, então eu utilizo o papel jornal. Encho as botas com esse papel até o dedão do pé. Deixo lá e fico trocando o papel sempre que for necessário.

Por fim, eu coloco as botas em um local bem arejado para secar!

Como limpar os cardaços e as palminhas da bota de couro?

Para lavar os cadarços e as palmilhas eu também utilizo água e sabão neutro. Se for necessário passo escova no cadarço, e lavo as palmilhas com as mãos.

Por fim, deixo secar em um local bem arejado!

Se gostou das dicas, deixe o seu comentário neste post. Me acompanhe também lá no instagram/vivianctelles youtube/viviantelles, estou sempre dando várias dicas por lá!

Ganhe 20% de desconto em uma bota para trilha, use o cupom VIVIANCTELLES

www.botasecosafety.com.br

Deixe seu comentário