A convite do Ministério do Turismo participei da campanha “Turistando nos Parques do Brasil” que tem como objetivo transformar os parques nacionais num dos grandes atrativos de turismo, começando pelo Parque Nacional do Itatiaia e Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O primeiro vídeo da série Turistando nos parques levou as blogueiras de viagem Livia Lopes e Vivian Telles para visitar as belezas do Parque Nacional do Itatiaia. Confira como foi a viagem das duas e conheça um pouco do que o parque tem a oferecer aos turistas“.

O que são parques nacionais e quais são os seus benefícios para a população?

O desenvolvimento da sociedade sempre impacta o meio ambiente, portanto, em meados do século XIX, foram criados os parques nacionais que tem como objetivo preservar a fauna e a flora daquela região.

Os parques também trazem inúmeros benefícios para sociedade como: educação e preservação ambiental, geração de empregos, desenvolvimento da região, área de lazer e turismo ecológico.

Foto Lívia Lopes

O que são recursos naturais?

Recursos naturais são elementos que a natureza oferece e que são úteis para nossa vida e desenvolvimento da sociedade. Por exemplo: o solo, a água, o oxigênio, as florestas, os animais, entre outros.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Montanha: Trekking e Escalada (@vivianctelles) em

Sabemos que os recursos naturais do nosso país são considerados de maior potencial do mundo, por outro lado sabemos também que o Brasil não tem recursos (dinheiro público) para investir nas unidades de conservação.

No ano passado, 2018,  os parques nacionais tiveram um aumento na visitação de 6,15%, com um total de 12,4 milhões de visitas. Em 2017, foram 10,7 milhões de visitas. Fonte ICMBIO

Conclusão

Já vimos aqui que a grande riqueza do nosso país são os seus recursos naturais, sabemos também que uma das formas de preservar essa riqueza é através dos Parques Nacionais, que tem como objetivo proteger e preservar a fauna e a flora, e que esse benefício também se estende ao ecoturismo e desenvolvimento local.

Mas do que adianta ser o “number one” do mundo se não temos recursos (dinheiro público) para investir na estrutura e desenvolvimento desta área?

É exatamente esse o objetivo da campanha “Turistando nos Parques”, trazer mais  investimentos para as unidades e incentivar a visitação, gerando mais renda para região.

  • Já que o setor está crescendo, então que cresça de maneira organizada! Concorda?

Live com o Ministro do Turismo

Para estrear este projeto eu e a blogueira de viagens Lívia Lopes, de Brasília, fomos convidadas para participar de uma live com o ministro do Turismo.

➜ Aperte o play e confira na live!

Sobre a campanha Turistando nos Parques do Brasil

A partir desde ano o Parque Nacional do Itatiaia e Parque Nacional da Chapada dos veadeiros serão administrados por uma empresa privada.

Vale lembrar que não é privatização e sim uma concessão, ou seja, uma empresa ganhou o direito de operar serviços de apoio à visitação por um determinado período, por outro lado ela assume o compromisso de preservar e fazer investimentos na unidade.

Cerca de R$ 17 milhões serão aplicados no parque por meio de contrato de concessão de serviços de apoio aos turistas.

 

Entendeda diferença de concessão para privatização

Fonte: guia do estudante

▶ Ponto positivo
  • Mais investimentos nas unidades sem usar dinheiro público.
▶ Benefícios
  • Inclusão social;
  • Investimentos na preservação do meio ambiente;
  • Fortalecimento da economia no entorno da região;
  • Estrutura para receber os visitantes;
  • Geração de empregos para região.
▶ Ponto negativo

Em minha opinião não há pontos negativos, lógico que isso depende da boa administração da empresa que ganhou o direto de operar os serviços, mas isso só podemos concluir com o tempo.

O contrato de concessão beneficiará não somente os visitantes, mas toda a unidade de conservação   – Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio

O que veremos?

Ainda não sabemos ao certo o que virá de novo, mas esperamos melhorias nos serviços de venda de ingressos, manutenção das trilhas e melhor conservação do meio ambiente.

  • Especulam-se algumas mudanças nas unidades como:
  • Melhoria na área de camping;
  • Estacionamento para visitantes;
  • Transporte para facilitar o acesso;
  • Restaurante / Lanchonete;
  • Hospedagem;
  • Novas atividades de aventuras.

Leia também: 10 dicas para quem deseja subir o pico das Agulhas Negras no Parque nacional do Itatiaia

Parques nacionais que já fazem parte da política de concessão

  • Parque Nacional da Serra dos Órgãos;
  • Parque Nacional da Tijuca;
  • Parque nacional de Fernando de Noronha;
  • Parque nacional do Iguaçu.

Leia também: Trilha até os Portais de Hércules no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

 

 

Deixe seu comentário