Deseja comprar uma boa mochila cargueira? Depois de ler este artigo você terá uma visão mais clara sobre os principais itens que compõem uma boa mochila cargueira para acampamento.
Decerto você será capaz de identificar as principais características de uma mochila cargueira e entender porque elas são tão úteis e importantes para a sua atividade.
Saiba que cada parte ou divisão tem uma função muito específica e (principalmente) necessária. E como os recursos e tecnologias estão sempre em constante evolução, é importante conhecer e entender exatamente o que você está comprando.
Eu já usei vários tipos de mochila cargueira, foram mais de seis modelos de marcas diferentes, e certamente já errei muito até chegar aqui!
Onde comprar uma boa mochila cargueira?
- Faça sua pesquisa no site da www.subsub.com.br/
Use o cupom de desconto VIVIANCTELLES na finalização da compra e ganhe descontos no site da Nautika ou Subsub.
Para o acesso rápido, clique nos tópicos do índice de conteúdos:
Índice de conteúdo
Antes de comprar a sua mochila cargueira, veja as suas principais características
Saiba que quando se trata de mochila cargueira para trekking, você descobrirá que alguns dos recursos se resumem a preferências pessoais, como: organização, otimização e os tipos de equipamentos que pretende levar para um trekking. Neste caso, é melhor você assistir o vídeo abaixo:
MOCHILA CARGUEIRA, saiba o que levar e como arrumar para um acampamento
Antes de mergulhar nas complexidades da anatomia de uma “mochila cargueira ideal”, faça as seguintes perguntas:
- Você costuma usar reservatório de hidratação ou garrafa garrafa d’água?
- Você usa bastões de caminhada?
- Você é um caminhante minimalista?
- A ideia de vários bolsos e compartimentos torna a organização mais difícil ou fácil para você?
- Você pretende carregar quantos quilos em média?
- Quanto tempo em média dura o seu trekking?
- Para mulheres: você sabia que existem mochilas com características específicas para a anatomia feminina? Clique e leia o artigo Como escolher uma mochila cargueira feminina
Portanto, reflita sobre esses pontos enquanto você confere as diferentes características de uma mochila cargueira com mais detalhes.
- Ganhe 10% de desconto no site da www.nautikalazer.com.br . Use o cupom VIVIANCTELLES
Principais características de uma mochila cargueira
- Capacidade de mochila: o tamanho da mochila está vinculado à duração do seu trekking e o peso e volume que pretende carregar;
- Recursos de mochila: são as características do modelo e suas principais funções;
- Importante: leve em consideração o comprimento do seu tronco na compra da mochila, não a sua altura;
- Para mulheres: leia o artigo Como escolher uma mochila cargueira feminina
Artigos relacionados:
- O que levar para Travessia Petrópolis – Teresópolis
- O que levar para Patagônia (Chile e Argentina)
- O que levar para trilha de um dia
- Como organizar a mochila para um trekking
1 – Qual o tamanho ideal da mochila cargueira
Para um acampamento em montanha, precisa-se de uma mochila grande para carregar os itens essenciais como por exemplo: barraca, panelas, fogareiro, isolante térmico, saco de dormir, roupas extras e alimentos.
As mochilas cargueiras servem para transportar todos esses equipamentos, por isso, possuem uma maior capacidade que fica entre 55 a 90 litros.
O primeiro passo é analisar o tamanho e capacidade da mochila, levando em consideração a duração do trekking e os equipamentos que pretende carregar.
- Acampamento de 2 a 4 dias, sugiro uma cargueira de 55 a 70 litros
- Acampamento de 5 dias ou mais, sugiro uma cargueira de 70 a 90 litros
Obviamente que isso é muito pessoal e vai depender do volume dos seus equipamentos. Por isso, deixo claro que não é uma regra e sim uma estimativa com base no tempo de duração do trekking.
2 – Estrutura da mochila cargueira
Normalmente as mochilas cargueiras para trekking possuem uma estrutura interna (esqueleto) em alumínio. Desse modo, a função dessa estrutura é deixar a sua coluna ereta e transferir o peso corretamente para o quadril.
Saiba que mochilas sem essa estrutura não são aconselháveis para trekking. Veja o vídeo abaixo!
MOCHILA CARGUEIRA: não cometa esse erro ao comprar
3 – Costado da mochila cargueira
O costado de uma boa mochila deve ser acolchoado, confortável e respirável.
Alguns costados são altamente acolchoados (foto 3) e indicados para quem carrega muito peso. Enquanto outros modelos adotam uma estrutura no costado com uma tela (foto 2) para melhor ventilação.
Eu particularmente prefiro a primeira opção (foto 01), porque o costado é menor e mais indicada para mulheres ou homens com até 1,70 m (tronco mais curto).
Portanto o costado da mochila é o responsável pela distribuição do peso levando para a barrigueira, que, por sua vez, tem a função de suportar todo o peso no quadril.
4 – Barrigueira da mochila cargueira
Uma boa barrigueira deve ser acolchoada, respirável e possuir tiras que apertam ou soltam o cinto para o ajuste perfeito.
Portanto uma barrigueira estruturada deve ter internamente algumas camadas:
- Uma camada mais macia de espuma que tem a função de dar mais conforto e gerar menos atrito;
- Uma camada chamada “estabilizadora”, que tem a função de receber o peso da mochila e transferir para o quadril.
Lembre-se de que não é o volume do acolchoado da barrigueira que lhe trará conforto, mas sim a estrutura interna.
Saiba que nem todas as barrigueiras possuem bolsos, mas saiba que eles são muito úteis para armazenar pequenos itens como: um lanche prático, um gel de carboidrato, protetor solar, celular e etc.
Assista o vídeo abaixo e veja uma ótima opção de bolsa para mochilas sem barrigueira.
Veja essa bolsa o site da decathlon.com.br
5 – Fita peitoral
Função: estabilizar a mochila nas costas;
A altura da fita peitoral é geralmente ajustável para cima e para baixo nas alças. Normalmente as mulheres usam a fita peitoral em cima dos seios.
6 – Alças da mochila cargueira
Alças boas devem ser acolchoadas, reguláveis e respiráveis. Para mulheres existem alguns modelos mais específicos que respeitam a silhueta do tronco feminino e o formato do peitoral.
7 – Bolsos laterais
Os bolsos laterais são ideais para guardar a garrafa d’água e podem ser acessados facilmente sem tirar a mochila cargueira das costas.
Normalmente os bolsos são feitos com o próprio material da mochila, mas sugiro dar preferência para as mochilas com o bolso lateral em malha ou um tecido de tela (com elastano).
8 – Compartimento superior (tampa)
O compartimento superior (ou tampa) é um lugar muito útil para guardar coisas que você precisa ter acesso fácil e rápido.
Algumas mochilas possuem uma tampa telescópica, esses modelos são ajustáveis e permitem que você guarde os equipamentos de emergência na parte superior da mochila.
Alguns modelos possuem a tampa superior removível, o que é uma ótima opção para diminuir o tamanho da mochila. Além disso, você pode usar a tampa como mochilinha de ataque ou necessaire (foto 01).
9 – Compartimento de hidratação
Dê preferência para mochilas que possuam compartimento para bolsa de hidratação (reservatório d’água). Esse compartimento geralmente está localizado dentro do corpo principal.
A mochila cargueira compatível com o sistema de hidratação tem uma abertura por onde a mangueira de hidratação é levada do compartimento principal, passando pelo ombro até a alça, onde será fixada.
10 – Peso da mochila cargueira vazia
No caso da Deuter a mochila mais pesada (3080 g) é também a mais estruturada para trekking, e, por isso, suporta de maneira mais confortável o peso que você quiser e puder carregar. De certo, este modelo é mais indicado para quem carrega equipamentos pesados (15kg até 30kg).
A diferença entre a mochila que pesa 1900 g (air contact lite) e a outra que pesa 3080 g (air contact pro) está na capacidade de carga. Ou seja, o quanto de peso cada modelo pode transportar de maneira confortável.
Sendo assim, a mochila com estrutura mais leve, com 1900 g, suporta até 15kg. Já a mochila com estrutura mais pesada, com 3080 g, é projetada para uma capacidade de carga maior que 15kg.
De acordo com o fabricante você pode usar a mochila com estrutura mais leve para carregar mais do que 15kg. No entanto, você passa a ter menos conforto, porque a estrutura foi desenvolvida para suportar até 15kg.
Eu uso a mochila feminina da Deuter Air Contact Lite que pesa 1900 g. Sendo assim, tirei este modelo e marca como base para escrever na comparação do peso da mochila cargueira vazia.
Outras marcas usam nomenclaturas diferentes, por isso sugiro se que você se informe antes sobre a capacidade de carga do modelo que pretende comprar.
11 – O que é o avanço da mochila cargueira?
,
Para aumentar ainda mais a capacidade, alguns modelos possuem um avanço na tampa que funciona da seguinte maneira: uma mochila com 60 litros + 10 de avanço na tampa (60 + 10) chega a 70 litros de capacidade. Bom, né?
12 – Porta bastão de caminhada
Se você costuma fazer trekking com um ou dois bastões de caminhada, procure por mochilas que permitam fixá-los na parte externa. Os pontos de fixação podem ser com loops, elástico ou alças de compressão, e geralmente estão localizadas nas laterais ou na frente da mochila.
13 – Capa de chuva
O interior das mochilas cargueiras geralmente possuem um revestimento resistente à água e os modelos mais técnicos são impermeáveis. No entanto, as mochilas possuem costuras e zíperes onde à água pode penetrar facilmente.
Qual a diferença entre mochila resistente à água e impermeável (ou à prova d’água)?
O tecido resistente à água suporta chuva fraca e respingos, já o tecido impermeável é aquele que a água não penetra. Geralmente o tecido da mochila impermeável é revestido internamente com poliuretano e externamente recebe um tratamento de DWR, que tem a função de repelir à água.
Agrupar os equipamentos em sacos à prova d’água (saco estanque) é uma ótima opção para proteger da chuva. Porém, mesmo com todo esse cuidado, eu considero a capa de chuva um item obrigatório.
Nem todos os modelos de mochilas cargueiras possuem capa de chuva, por isso, considere em comprar a capa separadamente e de preferência da mesma marca da mochila.
14 – Peso percebido
Para saber se uma mochila é confortável e atende às suas necessidades, visite uma loja e experimente com o peso que pretende carregar.
Após ajustar as alças e a barrigueira, verifique se o peso percebido está nos ombros ou no quadril. É importante que o peso percebido seja transferido para o quadril, nunca nos ombros!
Conclusão:
Assista a playlist completa sobre mochila cargueira
Comprar mochila cargueira que atende às suas necessidades e preferências realmente pode ser um divisor de águas, afinal, andar por horas com uma mochila desconfortável e com dores nas costas pode ser frustrante.
Se o costado, a barrigueira e as alças não forem confortáveis o seu trekking pode se tornar altamente desagradável.
Da mesma forma, se as características da mochila não se adequarem aos seus equipamentos e ao seu biotipo de corpo, você com certeza ficará frustrado.
Siga esse passo a passo de como escolher a mochila cargueira e te garanto que você se apaixonará pela sua mochila em cada aventura!
A mochila cargueira ideal é aquela que você pode comprar, apesar de terem várias informações técnicas e dicas, leve sempre em consideração a estrutura, costado e barrigueira.
Existem mochilas no mercado que não são tão técnicas, mas que possuem um ótimo custo benefício.
- Gostou do conteúdo e as dicas? Então deixe aqui o seu comentário ou sugestão. Ah, não se esqueça de compartilhar este artigo nas redes sociais.
Acompanhe o meu Instagram e Youtube , estou sempre dando várias dicas por lá 😉
Ver essa foto no Instagram