Manter a temperatura corporal é essencial para qualquer pernoite na montanha. Se você é um praticante de atividades outdoor, com certeza sabe da importância de se ter um bom saco de dormir para um acampamento na montanha. Porém, escolher esse tipo de equipamento para sua aventura não é uma tarefa muito fácil.

Além disso, são muitas informações no mercado que a gente acaba ficando mais perdido ainda. Não é verdade?

Por isso, faço questão de publicar aqui no blog as melhores dicas para você!

Portanto, este artigo é para você que está procurando informações sobre como escolher e onde comprar o saco de dormir perfeito para o seu acampamento na montanha.

Vamos às dicas!

Proporção: volume x peso

Quando digo para as pessoas que estão iniciando no esporte que o saco de dormir é o item mais difícil de escolher e comprar, muitos acham que estou exagerando.

Porém, no geral, todo mundo pensa a mesma coisa: quero um saco de dormir com um bom preço, que seja leve e com pouco volume (compacto) que eu possa usar em temperaturas negativas.

Contudo, saiba que isso é praticamente impossível!

Certamente que com conhecimento mais aprofundado sobre as principais características e benefícios de um bom saco de dormir, você conseguirá chegar o mais próximo possível do que deseja: menor volume e peso.

No geral funciona assim: quanto mais enchimento, mais volumoso fica o saco de dormir. Porém, ele vai segurar o calor interno de maneira mais otimizada, criando o microclima que irá te aquecer.

Portanto, o tempo gasto avaliando e entendendo as suas principais necessidades e características, certamente serão bem gastos.

Baixe de graça!

Como funciona o saco de dormir?

O nosso corpo está o tempo todo irradiando calor. Dessa forma, a função do saco de dormir é reter esse calor criando um microclima interno que irá te aquecer durante o sono.

Portanto, saiba que o saco de dormir não gera calor e sim retém (e isola) o calor que o seu corpo produz.

Vale lembrar que durante o sono perdemos muito calor pelo solo. Por isso, você deve considerar o isolante térmico como um item obrigatório em conjunto com o saco de dormir.

O que você deve levar em consideração

Antes de mergulhar nas complexidades da escolha de um bom saco de dormir para um acampamento na montanha, veja abaixo um resumo das principais características que você deve levar em consideração:

  • Formato do saco de dormir: o modelo ideal para montanha é o sarcófago. Veja baixo mais informações.
  • Classificação da temperatura: escolha um saco de dormir classificado um pouco abaixo das temperaturas típicas das montanhas que você costuma acampar. Leve em consideração a temperatura conforto para mulheres e extrema para homens.
  • Tipo de isolamento: plumas ou fibra sintética. Cada um tem o seu ponto positivo e negativo, explico mais abaixo sobre isso.
  • Peso do saco de dormir compactado: isso vai depender do isolamento que você escolheu: enchimento em plumas ou fibra sintética. Ao comparar pesos, compare os modelos com a mesma classificação de temperatura.
  • Recursos extras: considere os recursos extras que ajudam na funcionalidade do saco de dormir.

Por exemplo: verifique se o saco de dormir vem com a bolsa de compressão, recursos de ajustes (zíperes e elásticos), capuz com enchimento, colar de enchimento (evita a saída e entrada de ar pelo pescoço), tamanhos (Único, P,M ou G), zíper acoplável esquerdo ou direto (para casal), e a tecnologia aplicada no modelo.

Melhor formato de saco de dormir para montanha?

No geral, o mercado comercializa três tipos de formatos para os sacos de dormir:

  • Sarcófago: também chamado de casulo (modelo mais técnico);
  • Retangular: bem parecido com um envelope;
  • Híbrido: conhecido também como saco misto;

Neste artigo eu vou falar sobre o formato sarcófago, que é o modelo mais indicado para quem vai enfrentar situações de frio na montanha.

A fim de otimizar o calor interno, o modelo sarcófago é mais estreito nas regiões das pernas. Já na região do quadril e ombros, eles são mais espaçosos, seguindo o formato do corpo e conseguintemente reduzindo o espaço interno.

Sendo assim, quanto menos espaço interno, mais fácil será para criar o microclima.

Além disso, esse modelo possui um capuz com enchimento que pode ser apertado com cordões (ou elásticos) impedindo a perda de calor pela cabeça.

Já no formato retangular e híbrido, o saco de dormir é mais aconchegante, porém retém menos calor.

Esses dois modelos são bem tradicionais para acampamento em lugares mais quentes. Decerto, não são indicados para acampamento na montanha.

Norma europeia “EN” ou “ISO”

Existe a norma europeia “EN” ou “ISO” que define a temperatura do saco de dormir em três faixas: conforto, limite e extremo.

O saco de dormir que segue a norma europeia “EN” ou “ISO” possui uma etiqueta com a classificação das faixas. Porém, saiba que nem todas as marcas seguem essas normas.

A classificação de acordo com a norma EN ou ISO é importante?

Com toda certeza, um saco de dormir que segue a norma te trará mais segurança na escolha do modelo. Isso porque você pode comparar com segurança qualquer modelo de saco de dormir. Ou seja, após passar por vários testes, essas marcas recebem o selo “EN” ou “ISO” que classifica a tempera em conforto, limite ou extremo.

Base de teste da norma EN ou ISO

Vale lembrar que dependendo da faixa etária e condições físicas, você precisa escolher um saco de dormir acima do que define a norma. Por exemplo, pessoas acima de 30 anos e com metabolismo mais lento ou sem preparo físico.

Veja abaixo as definições da temperatura com base na idade e peso segundo a norma europeia:

  • Temperatura conforto: para mulheres com aproximadamente 25 anos, 1,60 metros e 60kg;
  • Temperatura limite: para homens com aproximadamente 25 anos,1,73 metros e 70kg;
  • Temperatura extrema: situação em que a tecnologia do saco de dormir não é mais capaz de isolar o frio e te aquecer.

Baixe de graça!

Entenda as classificações de temperatura do saco de dormir

Como já falamos por aqui, antes de comprar o saco de dormir você precisa saber qual a temperatura média dos lugares que você pretende acampar.

Na etiqueta dos sacos de dormir você encontra três tipos de temperatura:

  • Temperatura de conforto;
  • Temperatura limite;
  • Temperatura extrema.

A partir de uma série de estudos científicos realizados sobre a capacidade suportável de temperaturas dos seres humanos, a ciência chegou ao consenso de que, biologicamente, nós mulheres possuímos uma imunidade menor do que os homens para suportar o frio.

Assim, a temperatura de conforto é a temperatura exterior na qual uma mulher de aproximadamente 25 anos, com 60kg suportaria confortavelmente o frio.

Já a temperatura limite é a temperatura exterior na qual homem de aproximadamente 25 anos, com 70kg suportaria confortavelmente o frio.

A temperatura extrema é aquela situação em que a tecnologia do saco de dormir já não é mais capaz de suportar e isolar o frio, trazendo riscos para a sua saúde.

Portanto, nunca compre saco de dormir baseando-se na temperatura extrema!

Além disso, outros fatores individuais e variáveis devem ser levados em consideração. Por exemplo: falta de experiência, exaustão, uso incorreto do saco de dormir, tipo de roupa que você usa para dormir, variação anatômica, alimentação, hidratação e o clima instável da montanha.

Pensando nisso, eu fiz um artigo com 10 dicas para melhorar a temperatura do seu saco de dormir em uma emergência.

Tipo de enchimento interno: plumas ou sintético

Basicamente, existem duas formas de enchimento interno para os sacos de dormir:

  • Fibra sintética;
  • Plumas de ganso ou pato
  • Fibra sintética: preço mais acessível, porém mais volumoso e pesado.

O saco de dormir com enchimento de fibra sintética é mais barato. Geralmente, ele é feito de poliéster ou de alguma variante e por esse motivo costuma ser mais pesado e volumoso.

Dessa forma, se você é uma daquelas pessoas que gosta de equipamentos compacto e leve, pode ser que esse modelo não seja o ideal.

Porém, o grande benefício de utilizar os sacos de dormir com enchimento de fibra sintética é que eles secam mais rápido e são bem resistentes a ambientes úmidos. Assim, eles conseguem manter o seu isolamento mesmo quando molhados.

  • Enchimento em plumas de ganso ou pato: mais caro, porém mais compacto e leve.

Já os sacos de dormir com enchimento de plumas é a melhor opção para aqueles montanhistas que preferem equipamentos mais leves e compactos.

Esse tipo de equipamento é considerado como produto de primeira linha. Assim, você já deve imaginar que o investimento também será mais alto, né?

Ainda assim, se você puder investir neste equipamento, realmente deve considerar comprar um saco de dormir com enchimento de plumas. Além de possuir um isolamento de calor mais otimizado, posso dizer que o peso x volume na hora do trekking faz toda diferença.

Porém, como nada é perfeito, tenho que te lembrar que as propriedades de isolamento desse equipamento são bastante afetadas quando molhadas. Por isso, lembre-se de proteger muito bem o seu saco de dormir dentro da mochila.

Enchimento na proporção plumas x penas

Outro fator importante que eu aprendi no 1º Congresso Online de Trekking do Gear Tips é sobre o enchimento na proporção plumas x penas.

De acordo com o Pedro Lacaz, que é especialista em equipamentos para trekking, o ideal é que a proporção plumas x penas seja entre 80/20 a 95/05. Sendo assim, quanto mais plumas melhor.

Uso de plumas e penas de maneira responsável

Algumas empresas seguem as normas da A Responsible Down Standard – RDS. Essa norma foi projetada para ser uma referência global de melhores práticas, impedindo que sejam feitas atividades de maus tratos com os animais.

O Responsible Down Standard visa garantir que as penas e plumas venham de animais que não foram submetidos a danos desnecessários.

Para saber quais empresas são certificadas, acesse o site https://responsibledown.org/

Conclusões finais:

Agora que você conhece os principais fatores que podem influenciar na compra de um saco de dormir, tenho certeza que ficou mais fácil de escolher o equipamento ideal para a sua aventura.

Por isso, aqui vão algumas dicas adicionais para facilitar ainda mais:

  • Para que você esteja preparado, sempre consulte as temperaturas mínimas dos lugares que pretende visitar;
  • Se possível, pense sempre na qualidade do saco de dormir, deixando o preço em segundo plano. Não se esqueça de que ele será o responsável de te proteger de todas as adversidades no acampamento. Por isso, tenha certeza de que será um bom investimento.
  • Você sabia que cerca de 25% do calor que perdemos é pela cabeça? Portanto, minha dica é que sempre opte por aqueles sacos de dormir com colar térmico e capuz com enchimento.
  • Sabemos que ter um saco de dormir para cada estação do ano é inviável. Por isso, o liner (tipo em lençol) é uma ótima opção para otimizar a temperatura do seu saco de dormir. Eu indico o Liner Thermolite® da Sea To Summit. De acordo com o fabricante ele otimiza a temperatura em aproximadamente 15°C, além disso ele mantém o seu saco limpo.

Liner Thermolite® da Sea To Summit

Fonte: 1º Congresso Online de Trekking do Gear Tips

Artigos relacionados:

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e comentar abaixo com as suas dúvidas ou sugestões! Ficarei feliz em saber a sua opinião!

Acompanhe o meu Instagram e Youtube , estou sempre dando várias dicas por lá 😉

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Montanha | Trekking | Escalada (@vivianctelles) em

Deixe seu comentário