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O que é um social media e suas principais funções

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Se você busca mais informações sobre o que é um Social Media, vem comigo que eu vou esmiuçar direitinho tudo que você precisa saber sobre esta nova profissão.

Como eu comecei na profissão de Social Media

Após participar de um congresso de Marketing Digital em 2015, eu decidi que queria trabalhar com Mídias Sociais.

Neste congresso, um dos especialistas em marketing falou sobre algumas profissões do futuro e uma delas era Social Media, que inclui a Produção de Conteúdo na Internet.

Porém, por ser uma nova profissão o mercado ainda não estava aberto para este tipo de profissional.

Por isso, me ofereci para trabalhar de graça para uma empresa do nicho que eu dominava, com isso fui estudando sobre o assunto, aprendendo e aplicando ao mesmo tempo.

Além de criar um bom portfólio, consegui trazer bons resultados para a empresa e por isso fui contratada para desempenhar a profissão de Social Media e Produção de Conteúdo.

Após dois anos mantendo os meus dois empregos, eu decidi pedir demissão do emprego convencional e investi em algo que ainda era novidade e gerava dúvidas no mercado, mas eu sabia que essa seria uma das profissões do futuro.

Muitas profissões estão sendo substituídas por aplicativos, softwares e robôs, mas a máquina não consegue copiar a nossa criatividade e capacidade de humanizar trazendo “vida às coisas”.

O que eu quero dizer com isso?

Para começar você precisa mostrar resultados, então se for possível trabalhe inicialmente de graça para criar um bom portfólio e apresentar para os seus futuros clientes.

Por isso, aproveite o momento de estudo e descoberta para aprender, aplicar e medir os resultados alcançados.

Saiba que na internet existem vários especialistas com fórmulas mágicas de vendas, o que gera uma grande insegurança quando uma empresa vai contratar um bom profissional.

Porém, se você tiver um bom portfólio com resultados e depoimentos dos seus clientes, as chances são que você consiga se destacar neste mercado.

Além disso, por ser uma nova profissão, muitas pessoas podem não entender a importância de um Social Media e Produtor de Conteúdo, mas não desista.

Assista abaixo a live que eu fiz com a guia de montanha Laila Mantra sobre como eu comecei na profissão (em 2015) e os meus desafios com a Produção de Conteúdo e Social Media.

Nova profissão Social Media

Sim, estamos diante de uma nova profissão de fundamental importância, especialmente neste momento em que estamos vivendo uma grande transformação digital.

Embora a gente saiba que a data 30 de junho é comemorando o dia do Social Media, por outro lado, não temos como precisar quando esta profissão começou.

Porém, se fizermos um resgate histórico e compararmos as funções desenvolvidas por esse profissional, então teremos uma noção. Veja:

Com estas informações, podemos afirmar que a profissão do Social Media começou em algum ano entre 1995 a 2013.

E o futuro desse profissional?

Você irá perceber melhor ao longo desse artigo que esse profissional está ligado com o trabalho desenvolvido nas Mídias Sociais.

Em específico, as redes sociais foram criadas com o intuito de manter a interação e comunicação entre as pessoas.

Porém, as empresas descobriram que vale a pena estar onde o seu público está. Logo, passaram a ter as redes sociais como o ambiente ideal para desenvolver seus negócios.

Observe que se as empresas estão a cada dia se aproveitando mais do ambiente virtual das mídias sociais, isso significa que o futuro é bastante promissor para um profissional nessa área. Correto?

A tendência é que empresas grandes, médias e pequenas contratem cada vez mais o profissional social para cuidar da imagem online da sua marca.

O que um social media faz

Segundo pesquisa das empresas Hootsuite e We are Social, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais.

Pensando em aproveitar essa nova realidade do mercado de consumo, as empresas entenderam que precisam estar nas redes sociais. Fonte Neil Patel

Nesse cenário, um profissional dedicado para entender e acompanhar esse relacionamento se faz necessário, e essa é uma das funções principais do social media.

O Social Media é um profissional estratégico na elaboração de mecanismos e ferramentas que possam aproximar o negócio aos seguidores, consumidores e potenciais clientes. Fonte Hotmart

Esse profissional coloca a empresa numa interação online com seu público alvo, cuidando assim da imagem empresarial.

Logo, esse profissional se encarrega de criar um plano estratégico para alcançar e envolver o cliente.

Para tanto, o profissional precisa elaborar conteúdos estratégicos, relevantes e conhecer a fundo as mídias sociais, de modo que possa utilizá-las para interagir com o publico alto.

Como começar na profissão

Para começar, primeiro você precisar fazer um curso de criador de conteúdo e depois outro curso profissionalizante de social media.

Ou seja, primeiro você aprende como criar conteúdos que chamem e retém a atenção do público alvo dentro de cada rede social e depois você precisa aplicar isso de forma estratégica.

Além disso, o social media precisa entender de analytics, para direcionar o conteúdo para o público-alvo e saber como atingi-lo positivamente através de conteúdo.

Outras características são essenciais para quem deseja começar, por exemplo: empatia, foco, atenção, organização, percepção, entre outras.

Leia o artigo: Por que se tornar um criador de conteúdo digital

Para começar, três passos são essenciais:

1. Crie o seu portfólio: aqui você irá mostrar aos seus clientes o que você faz e como faz.

2. Se especialize: dependendo do ramo de negócio, algumas empresas se relacionam melhor no facebook, instagram ou no youtube, por exemplo. Você poderá se especializar em grupos específicos de redes sociais, não precisa focar em todas.

3. Invista na carreira do social media: nesse caso, significa conhecer a fundo as redes sociais e analisar os casos de sucesso para quando for necessário, aplicar regras semelhantes. Por isso, sugiro fazer um curso profissionalizante na área.

Quanto cobra um Social Media

Certamente que não é fácil passar orçamentos. Porém, vou te dar uma mãozinha e mostrar o que você deve considerar na hora de criar um orçamento para um cliente.

  1. Quais as redes sociais serão utilizadas?
  2. Quais recursos você irá precisar para realizar o projeto?
  3. O projeto é de entrega urgente?
  4. Quanto tempo será necessário para desenvolver o trabalho?
  5. Qual o valor da sua hora de trabalho?
  6. Você vai usar a sua imagem?
  7. Você vai fazer as artes?

Observe que dependendo da rede social você terá trabalhos diferenciados. Por exemplo, criar um texto para o instagram não é o mesmo que publicar um vídeo e criar textos para o YouTube, onde você faz uma pesquisas mais avançada e usa estratégias de SEO.

Por fim, você poderá definir quanto custa sua hora de trabalho. Alguns profissionais cobram R$ 50,00 por hora, enquanto outros cobram R$ 100,00 ou mais por hora. Você também pode cobrar um valor fixo, que varia entre R$1.000 à R$2.000 por cliente.

No início de carreira, esse valor pode ser menor. Mas, nada impede que haja aumentos futuros a medida que o profissional desenvolva ainda mais sua habilidade e autoridade na profissão.

O que é um Social Expert

Todos os recursos extras deverão ser contabilizados na hora de passar um orçamento para o seu cliente, bem como uso da sua imagem e expertise no assunto. Ou seja, se você é um Social Expert, você pode ser mais valorizado e ganhar mais pelo seu trabalho.

Por exemplo: eu sou praticante de trekking e escalada, além de bom engajamento nas redes sociais, eu já tenho muitos conteúdos publicados sobre o assunto.

Se uma empresa do mesmo nicho deseja usar minha imagem e minha autoridade para vender mais, é justo que eu ganhe mais pelo trabalho de Social Media, afinal eu sou um social expert no assunto. Correto?

Contudo, saiba que o ideal é que um Social Media também trabalhe como criador de conteúdo, neste caso os ganhos podem ser bem maiores.

Principais funções de um Social Media

Por fim, o profissional de Social Media é o responsável pela imagem online da empresa e sua relação com os clientes.

Nesse cenário, um profissional dedicado para entender e acompanhar esse relacionamento se faz necessário, e essa é uma das funções principais do social media.

Então, o social media é um profissional estratégico na elaboração de mecanismos e ferramentas que possam aproximar o negócio aos seguidores. Desse modo, ao cuidar da marca, ele estará criando conteúdo relevante para esse público.

Saiba que tudo isso é feito a partir de um plano estratégico criado em conformidade com a empresa.

Assim, podemos definir que as principais funções do social media são as seguintes:

  1. Responsável pela imagem online da marca.
  2. Criação de conteúdo relevante para os seguidores.
  3. Interação com o público.
  4. Planejamento do conteúdo seguindo para empresa
  5. Gestão de anúncios e post patrocinado para atrair tráfego.
  6. Acompanhamento das métricas nas diversas redes sociais.

Gostou do artigo ou tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

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