Ícone do site Revista Digital

Tempestade com raio na Pedra do Sino

Compartilhar

Em janeiro e março de 2017 foram registrados duas quedas de raios com destruição na Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um deles destruiu o marco de cimento que fica no cume da montanha, o outro atingiu o barranco que fica ao lado do abrigo e o impacto formou um buraco na parede.

A Pedra do Sino é a maior montanha da Serra dos Órgãos com 2.263 metros de altitude e o ponto culminante da famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis.

Como chegar

Para chegar ao cume da montanha são aproximativamente 10 km de extensão que podem ser feitos em até 6 horas de caminhada com um bom grupo, mas é preciso se preparar psicológica e fisicamente, não basta só colocar uma mochila nas costas e subir a montanha sem nenhuma informação ou cuidado. 

Melhor época para subir a Pedra do Sino

A melhor época é no inverno que vai de abril a setembro, porque a visibilidade é melhor, chove menos, tem menos riscos de tempestades e raios e o clima é mais estável nesta época do ano, programar a sua aventura fica mais fácil e segura.

Fotógrafa Raquel Alves

Tempestade com raio no abrigo da Pedra do Sino

Fotógrafa Raquel Alves

Não podemos negar que a melhor época para subir a montanha é no inverno, mas está se tornando cada vez mais comum ver os trilheiros e montanhistas subindo as montanhas no verão e sendo surpreendidos com raios e tempestades no topo, foi o que aconteceu comigo e com o meu grupo na pedra do Sino em março de 2017.

Apesar de não ser a melhor época, decidimos subir a montanha no final do verão, mas tínhamos a garantia do abrigo para nos proteger em caso da chuvas e tempestades.

A ideia era chegarmos ao abrigo 4 da Pedra do Sino antes da chuva prevista para às 16 horas, por isso começamos a subir assim que o parque abriu, às 8 horas, para chegarmos ao abrigo cedo e não pegar a provável chuva. 

Deu certo!

Após às 17 horas começou a chover muito e o inesperado aconteceu caiu um raio ao lado do abrigo, a pressão foi tão forte que os bancos de madeira que estavam encostados na parede caíram no chão, o impacto também formou um buraco na parede, as luzes do abrigo estouraram com a descarga elétrica, mas tudo foi resolvido logo após a tempestade.

Os abrigueiros souberam lidar com a situação com muita calma, e quem estava nas barracas foram lavados para o abrigo com segurança.

Um amigo levou choque porque estava lavando um prato na pia do abrigo e outro porque estava na barraca sem o isolante térmico no chão. O raio atingiu o encanamento e o chão levando a descarga elétrica através da água,  ate mesmo quem estava distante de onde ele caiu (camping) sentiu os efeitos (choque).

Abrigo da Pedra do Sino, março/2017

Raio destrói marco de cimento no cume da Pedra do Sino

Dois meses antes, em janeiro de 2017, o marco de cimento que fica no cume da Pedra do Sino também foi implodido por um raio durante uma tempestade.

O marco foi construído na década de 1920 e representa o ponto mais alto da Serra dos Órgãos, com 2.263 metros de altitude.

Por isso deixamos um alerta para que todos tenham cuidado e atenção com as condições climáticas na Montanha.

Foto Mariana Mello

Dicas:

  • Antes de se aventurar acompanhe a previsão do tempo clicando aqui;
  • Procure começar a sua atividade o mais cedo possível, visto que as chuvas de verão normalmente ocorrem na parte da tarde;
  • Evite ficar em barracas, procure sempre pelo abrigo.
  • Não deixe de conferir mais dicas em Proteção contra raios: 11 dicas de como se proteger na montanha e tilha durante o verão.
Trace a sua rota até a entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sede Teresópolis – RJ.

Informações complementares:

  • Endereço: Avenida Rotariana – Teresópolis, Rio de Janeiro;
  • Ingresso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, sede Teresópolis – RJ, clique aqui.
Compartilhar
Sair da versão mobile