Ícone do site Revista Digital

O que levar para comer na trilha e acampamento

Dicas de alimentação para acampamento ou trilha

Compartilhar

Vai fazer uma trilha curta ou longa? Ou então um acampamento com pernoite na montanha? Saiba o que comer e levar para trilha com as dicas abaixo.

Minha primeira grande dica é que você faça um planejamento. Por exemplo: considere o percurso que será feito (trilha), ponto de abastecimento de água e quantos dias (ou horas) pretende ficar na montanha.

Bom, vou te dizer certinho quais são os alimentos para trilha que eu costumo levar para comer como lanche (durante a caminhada), café da manhã, “almoço” e jantar.

.

 O que levar para comer na trilha (caminhada) de um dia?

Agulhas Negras – Parque Nacional do Itatiaia / RJ

Costumo explicar que as trilhas curtas são aquelas que não passam de um dia, independente do nível de caminhada. Então, você já sabe: não precisa levar muita comida e os lanches são os alimentos ideais.

Vou começar indicando o famoso sanduíche. Então, a dica que te dou, porque é o que sempre faço e tem dado certo, é não colocar recheios que perecem facilmente.

Como por exemplo: molhos, geleia, maionese ou qualquer alimento perecível que possa estragar rapidamente.

No caso de trilhas no inverno (clima fresco de montanha) os alimentos podem durar mais tempo. Por isso, a geleia, ricota, pasta de amendoim, cream cheese, pasta de atum são ótimas opções para os sanduíches.

Já fiz trilha de um dia inteiro e levei um sanduíche com molho barbecue, mas o clima estava frio. Durante o calor (ou verão) não aconselho.

Leia o artigo: 10 dicas para começar no trekking

As frutas secas são ideais pois não estragam com facilidade. Esse alimento é leve, ocupa pouco espaço na mochila e tem muitos nutrientes que vão te dar força.

As frutas frescas também são uma ótima opção, porém, são mais pesadas e você deve ter cuidado ao armazenar, elas podem ficar amassadas dentro da sua mochila.

Chamo sua atenção para incluir bananas, pois elas evitam as câimbras e são ótimas fontes de carboidrato. Procure não comer maçã, pois elas aumentam a fome.

O amendoim, as nozes e as castanhas vão te ajudar na disposição, por isso inclua em sua mochila.

As barras de cereais, proteínas e os biscoitos também são bem-vindos. Porém, o ideal é que sejam carboidratos fáceis de serem digeridos, os do tipo integral, por exemplo.

O chocolate também é uma boa pedida. Na verdade, eu amo chocolate, pois ele me dá energia e disposição e até melhora meu humor. Quer uma dica? Nos dias quentes não leve chocolates, afinal, eles podem derreter na sua mochila.

Leia também: Top 5 melhores chás para beber na montanha ou trilha

O que levar para comer em uma trilha longa com acampamento

]Acampamento na Argentina – El Chalten

Se você vai fazer trilha que inclui acampamento onde você precisa pernoitar (dormir no acampamento), então é necessário ter alguns cuidados a mais.

Veja aqui os itens que você precisa para fazer a sua alimentação no camping

Inclua na sua mochila alimentos ricos em carboidratos, gorduras e proteínas

Quanto aos carboidratos, eu eu levo como opção as barras de cereais, biscoitos, pão, torradas, castanhas e macarrão.

Já as proteínas eu costumo levar queijos, carne desidratada, frango desfiado e torrado com alho, atum. Levo também os alimentos embutidos, como, por exemplo, a linguiça calabresa e salame.

No final do artigo tem uma lista completa com todos os alimentos.

Se você for caminhar bastante durante o dia, então meu conselho é que inclua as frutas, chocolates e os géis esportivos de carboidratos.

Elas vão trabalhar junto com os carboidratos para fornecer energia necessária para o seu corpo.

A casca da banana e o resto do lixo orgânico podem ser jogados no solo?

Apesar de ser lixo orgânico e servir de adubo, eles não podem ser jogados na natureza e em áreas protegidas. Veja abaixo os motivos:

O maior risco que existe é a interação com humanos. Porque eles são muito sensíveis ao nosso herpes, eles morrem por causa do nosso herpes e nós podemos morrer por causa do herpes deles. Então, a interação do pessoal colocar banana, botar alimento, acaba facilitando esse tipo de transmissão”, conta.  – Ibama

Herpes já matou sete macacos-pregos nos arredores do Parque Nacional da Tijuca – Fonte: extra.globo.com

Diversas mortes e doença em macacos provocam alerta no Rio – Fonte: g1.globo.com

O que é comida liofilizada?

Para caminhadas longas, com mais de dois dias, as comidas liofilizadas são uma boa opção.

As comidas liofilizadas são na verdade comidas normais só que desidratadas, e a boa notícia é que mesmo desidratadas elas mantém as mesmas características, os mesmos nutrientes e até o mesmo sabor que as comidas normais.

Vale lembrar que isso é controverso, alguns dizem que o sabor muda um pouco, por isso, experimente antes de optar por esse alimento.

Essas comidas podem durar anos, além disso, são leves e comercializadas em pacotes pequenos, por isso não ocupam muito espaço dentro de sua mochila.

Existem muitas opções de sabores das comidas liofilizadas, e eu já experimentei algumas delas: strogonoff de frango, frando desfiado, spaguetti com legumes e também já experimentei as frutas desidratadas.

Como preparar a comida liofilizada?

Desconto: ganhe 15% de desconto no site da Nautika Lazer. Use o cupom: VIVIANCTELLES

Dica de ouro: não esqueça da água!

É mais fácil eu esquecer dos alimentos do que da água, te falo com toda certeza! Não adianta você encher sua mochila de alimentos, se não levar água! E olha, não importa se você vai fazer trechos curtos ou longos, lembre-se sempre da sua hidratação.

Tenha sempre o cuidado para nunca tomar água demais. Eu nunca ultrapasso 800 ml ao longo de uma hora, justamente para eu não me sentir desconfortável enquanto caminho.

Pesquise antes o destino e veja os pontos de abastecimento de água durante o percurso, lembre se de levar o Clor-In (purificador de água).

Opções de alimentos para você levar e comer na trilha

01 –  Hidratação

02 – Opções para lanche na trilha ou café da manhã no acampamento

Entre as opções abaixo escolha a que mais lhe agrada:

03 – Almoço e jantar (acampamento)

Entre as opções abaixo escolha a que mais lhe agrada:

Receita simples e fácil de Tabule para acampamento

Prepare-se para uma delícia da culinária árabe: o Tabule! Este prato leve e refrescante esconde alguns segredos que eu vou compartilhar com vocês.

Veja aqui os equipamentos de camping que eu usei. Ganhe 20% de desconto: cupom VIVIAN20

Conclusões

Alimentação na montanha pode ser complicada ou simples, isso depende da sua disposição para preparar o “rango” e do seu gosto (paladar).

Eu sou do tipo que não me preocupo muito com o paladar, pra mim basta um alimento que me dê energia e força para chegar no meu objetivo. Porém, quem gosta de curtir uma boa janta e um bom café da manhã, essas opções são mais que suficientes para você ter uma boa refeição na montanha!

 

 

Compartilhar
Sair da versão mobile