Comecei o passeio mais popular de Santiago sem saber ao certo a diferença entre Cajon del Maipo e Embalse el Yeso, só sabia que queria conhecer o lago azul ou dependendo da luz, verde esmeralda, que na verdade é uma represa.

San Jose Cajon del Maipo é uma cidade que fica aos pés da cordilheira dos Andes, cerca de 2 horas de Santiago, e sua principal atração é o Embalse del Yeso, o famoso lago.

Elbase del Yeso não é um lago natural, na verdade é uma represa que foi construída em 1964 e abastece toda a cidade de Santiago.

Qual a melhor época para visitar Cajon del Maipo e Embalse el Yeso?

A melhor época é no inverno, de junho a setembro

Reprodução instagram Seu Guia no Chile

Você pode ir para Cajon del Maipo visitar o Elbase del Yeso o ano inteiro, mas a procura maior é durante o inverno por causa da neve, mas vale lembrar que as estradas podem fechar por causa do volume da neve e isso é imprevisível.

Cajon del Maipo e Embalse el Yeso, em outubro

Foto de Raphael Nogueira / outubro de 2018

Eu fui em outubro e gostei muito, as montanhas ainda estavam nevadas e não estava muito frio, mas pretendo voltar no inverno.

Cajon del Maipo e Embalse el Yeso, em novembro

Foto por Debbie Grap

De novembro em diante provavelmente só haverá neve no topo das montanhas e a paisagem, na minha opinião, fica um pouco sem graça, mas vale o passeio.

Como ir de Santiago até Cajon del Maipo?

Existem duas opções para você chegar até o Cajon del Maipo / Elbase del Yeso: alugar um carro e ir por conta própria ou contratar uma agência de turismo em Santiago.

Eu sou daquelas pessoas que gosta de fazer tudo sozinha, mas em Santiago eu resolvi contratar uma agência para todos os passeios. Vale lembrar que o local é de difícil acesso, a estrada é perigosa e estreita, também há dificuldades para estacionar principalmente na alta temporada por causa da neve.

Com agência de turismo

Agência Seu Guia no Chile

A vantagem de ir com uma agência é porque eu não me preocupei com o trajeto, não me preocupei com o estacionamento (rola uma fila) e a van me deixou bem próximo ao lago, além das companhias e amizades que fiz durante a viagem.

Vale lembrar que essa foi uma viagem “solo” passando por Santiago até a Patagônia Chilena e Argentina

Foi tudo organizado pela agência com paradas estratégicas para fotos e apreciar vista incrível. O tempo todo o guia enriqueceu o passeio com informações sobre o lugar, rolou um piquenique no final do tour e o mais importante, foi muito mais seguro.

Vantagem de ir de carro independente

Neste caso você fica mais livre para fazer o tour no seu tempo. Lembrando que ao escolher ir por conta própria é importante buscar mais informações sobre a estrada e saber como dirigir na neve, equipamentos específicos como as cadenas (correntes) são importantes para garantir a sua segurança.

Se for fora da temporada não tem neve, mas a estrada pode ficar com muita lama por causa do degelo.

O que vestir para visitar Embalse el Yeso (lago)?

Cajon Del Maipo – Santiago / Chile em outubro/2018

Fora da alta temporada (final de outubro a maio) vai depender do clima, mas sem necessidade de alugar roupas para neve.

Visitei Cajon del Maipo / Elbase del Yeso em outubro, estava bem frio logo pela manhã, mas depois esquentou bastante. Vale lembrar que o tempo é imprevisível.

Fiz o tour com uma blusa térmica, um colete bem quentinho, levei um casaco de plumas, mas só usei pela manhã, uma calça legging (apenas), uma bota e duas meias.

Onde comprar? O casaco de plumas, gorro e a blusa térmica são da Decathon, calça da BroFitwer, meias e bota da Ecosafety.

Veja aqui o modelo da bota da marca Ecosafety que eu usei para a viagem desde Santiago até a Patagônia Chilena e Argentina.

Se você pretende visitar na alta temporada (junho a setembro) precisa de roupas específicas para frio e uma bota de couro resistente à água e com um solado com várias travas, veja aqui!

Roupas específicas para neve normalmente são caras e por isso às vezes vale a pena alugar, a agência da uma paradinha em uma loja para você alugar as roupas (casaco, calça, luvas etc).

  • Preço médio de CLP 8.000,00 / BRL 44,00 (por peça)

Durante o inverno o ideal é usar roupas térmicas (calça e blusa) por baixo da sua roupa principal, além do casaco impermeável (corta vento), luvas para neve e cachecol.

Tour com a agência

  • Saída de Santiago às 6h;
  • Parada para alugar roupas de frio;
  • Café da manhã em San José del Maipo às 9h;
  • Embalse el Yeso / Cajon del Maipo às 11:00h
  • Retorno à Santiago por volta das 17h

A van passou no hostel por volta das 6h da manhã, a primeira parada foi para alugar as roupas de frio.

Segunda parada, por volta das 9h, foi para usar o banheiro e tomar um café. Paguei CLP 6.000,00 / BRL 33,00 em um sanduíche, um café e um bolinho. Ou seja, bem caro!

Para para tomar café da manhã 

Chegamos ao Embalse el Yeso ( lago) por volta das 11h, a van nos deixou bem próximo ao lago e depois de 1h 30min foi nos buscar no local. De lá fizemos uma caminhada apreciando a vista, em cada curva um novo senário ainda mais bonito e impressionante.

Na volta o nosso guia parou a van próximo aos banheiros químicos e de lá fomos apreciar um rio que é formado pelo degelo das cordilheiras.

Ao voltarmos para a van o nosso piquenique já estava pronto com queijos, vinhos, biscoitos, torradas, pastinhas, azeitonas, sucos e refrigerantes, foi neste momento que conseguimos parar um pouco e trocar uma ideia, então descobri que todos eram brasileiros, imediatamente deixei a vergonha de lado e pedi uma foto do grupo.

Tudo é tão impressionante que às vezes deixamos de prestar a atenção nas pessoas que estão ao nosso redor, pode ter certeza que isso vai acontecer com você.

O “piquenique’ é um ótimo momento para a harmonia, descontração, conhecer pessoas e tocar ideias, após alguns segundos todos estavam rindo e interagindo com a sua taça de vinho na mão, e eu com o meu suco. Que momento lindo!

Agência Seu Guia no Chile

O tou foi feito com a agência Seu Guia no Chile, uma agência que atende exclusivamente brasileiros no Chile. O valor é padrão entre todas as agências que trabalham de forma legal no país, vale a pena você fechar com antecedência e barganhar valores.

Dicas para pagar mais barato:

  • Fechando com antecedência;
  • Viajando em grupo;
  • Fechando todos os passeios com a mesma agência;
  • Mencionar que viu a indicação no meu site (não garanto desconto, mas é bom tentar);
  • Indo fora da temporada de inverno (junho a setembro).

Dicas extras:

  • Leve um lanche, água, protetor solar, óculos escuros, casaco, luvas e gorro, pela manhã faz muito frio.
  • Tem banheiro químico, mas você tem que pagar CLP 500.00 / BRL 2,25.
  • A van para em uma praça que fica em San Jose Cajon del Maipo e lá tem vários opções de lanches e refeições. Resolvi comer uma empanada de frango com palmito e bebi uma coca cola, paguei CLP 3.000,00 / BRL 17,00.

Dicas para sua viagem:

  • Em santiago fiquei hospedado no Aji Hostel que fica a 16 km do Aeroporto Arturo Merino Benitez e a 200 metros da estação de metrô Salvador. Reservando a sua hospedagem no booking.com você ganha R$50,00 de bônus na primeira reserva. Clique aqui para reservar!
  • Calcule o preço do seu seguro viagem e tenha uma viagem tranquila e sem preocupação. Clique aqui!
  • Ganhe desconto de 20% em uma bota da Ecosafety para usar na sua viagem, clique aqui e use o cupom de desconto VIVIANCTELLES na finalização da compra no site.

Quanto custa o tour Cajon del Maipo e Embalse el Yeso?

O preço do tour para Cajon del Maipo no início da baixa temporada (outubro) estava por  25.000 pesos, mas na alta temporada (junho a setembro) o valor é de aproximadamente 35.000 pesos.

Real X Pesos

Em outubro de 2018, quando viajei ao Chile, o real valia 180 pesos, uma ótima cotação para a época. Sugiro cambiar na calle Agustinas em Santiago.

Que moeda levar, dollar ou real?

De acordo com o site Viaje na Viagem a melhor estratégia é levar o dollar, mas não deixe para trocar todo o dinheiro na véspera da viagem, a dica é para ir trocando aos poucos.

A melhor estratégia para fazer render seu dinheiro em viagem é comprar dólar aos poucos

Tabela de custos:

 

 

Deixe seu comentário