Neste carnaval você quer fugir da folia e curtir a natureza? Pois vem comigo porque vou listar 5 dicas de passeios incríveis nos melhores Parques Nacionais do Brasil!

 01 – Parque Nacional da Tijuca (RJ), onde fica o Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca

Foto na Pedra da Gávea – Floresta da Tijuca / RJ

O Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro, possui três setores para visita. Destaco para você o Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca.

No famoso Morro do Corcovado está localizado o ponto turístico mais clássico do Rio de Janeiro: o Cristo Redentor. O Monumento, que é uma estátua de Cristo, pode ser avistada de qualquer parte da cidade.

A estátua, que foi construída ao longo de 5 anos, chegou a ser inaugurada em 1931. Possui 1.100 toneladas e 38 metros de altura.

Você poderá visitar o Cristo Redentor, uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno. Existem quatro formas: veículo próprio, a pé, de trem ou de van. Consulte os sites para mais informações.

Foto @vazaonde 

Quanto à Floresta da Tijuca, nesse encantador pedaço de natureza você poderá desfrutar de magníficas vistas a partir dos vários mirantes, como também se refrescar nas maravilhosas cachoeiras.

Indico para seu roteiro a Cachoeira da Gruta, a Cachoeira dos Primatas, a Cachoeira Parque Lage, o Mirante da Lagoa, o Mirante do Horto, a Mesa do Imperador, as trilhas gratuitas, e mais duas atrações que destaco:

Mirante Dona Marta: com 360 m e vista do Pão do Açúcar, da Baía de Guanabara e do Maracanã.

Cachoeiras do Horto: é um complexo de cachoeiras todas abertas para visitação.

02 – Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Foto Lívia Lopes

O Parque Nacional do Itatiaia, localizado entre Resende e Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, possui 280,8 km2.. Dividido entre a parte alta e baixa, é nesta última que você poderá se divertir em diversas cachoeiras, piscinas naturais e picos.

Com uma excelente infraestrutura, este parque é uma ótima opção para o carnaval ao permitir você sair da folia e curtir a natureza.

Parque Nacional do Itatiaia, Cachoeira Véu de Noiva

O destaque para a visita são as cachoeiras do Complexo do Maromba, Piscina do Maromba, Véu de Noiva e Itaporani, e o Lago Azul. Além disso, você poderá fazer trilhas, ciclismo e observação da fauna.

Na parte baixa do parque você encontrará o centro de visitantes, os Três Picos, a Pedra de Fundação e o Mirante do Último Adeus.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Montanha: Trekking e Escalada (@vivianctelles) em

O horário de atendimento é das 08 horas, e poderá permanecer até as 17h00. Lembrando que nas cachoeiras do Complexo do Maromba a permanência é até as 16 horas.

Saiba mais detalhes pelo site oficial do parque icmbio.gov.br

03 – Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos turísticos de Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e fica no estado de Goiás. O acesso é feito pela BR-020, seguida pela BR-010 e GO-118, e por último a GO-239.

Com entrada gratuita, você poderá fazer caminhada em meio a natureza, observar a flora e a fauna local, fazer ciclismo e escalada, além de tomar banho de rio em cachoeiras e acampar.

  • Veja aqui o que levar para trilha!

Os destaques das visitas, são:

Trilha do salto: feita em um percurso de 11 Km que pode durar até 6 horas. O nível de dificuldade vai de moderado até pesado.

Trilha dos Canyons: com um percurso e 12 km que pode ser feito em até 6 horas. O nível é moderado.

Cachoeiras Almécegas: são duas cachoeiras, uma tem 15 metros de altura, enquanto a outra tem 50 metros, onde as águas se despencam de um grande paredão.

Cachoeira São Bento: de apenas 8 m de altura, é excelente para famílias, principalmente quem estar acompanhado de idosos.

O parque é aberto todos os dias com entrada das 8h às 12h e saída até as 18 horas.

Para mais informações, acesse a página oficial do parque: www.icmbio.gov.br

04 – O Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

Aumento no movimento do Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, já é 5% maior que o registrado em 2017 — Foto: G1

É no Parque Nacional do Iguaçu, criado em 1939 e localizado na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, onde ficam as famosas Cataratas do Iguaçu.

O parque é aberto diariamente e funciona das 9h às 17h. No local você poderá usufruir de uma magnífica Floresta e da fauna local.

É possível ao longo de um dia dentro do parque praticar rapel e rafting, fazer trilha de bicicleta e arvorismo, além de caminhada e passeio de barco e caiaque.

Os principais atrativos, são:

Cataratas do Iguaçu: Uma formação geográfica que se iniciou a cerca de 150 milhões de anos atrás. Possui 80 m de altura e cerca de 19 quedas d’água.

Trilha do poço Preto: É conhecido como o Safari Ecológico, e poderá ser percorrido em 9 km através de carro elétrico, bicicleta ou a pé. Ao longo do caminho você observará a fauna e a flora local.

Trilha das Bananeiras: Cerca de 1,5 m de comprimento, que poderá ser feito em carro elétrico ou a pé. Você poderá combinar esta trilha com uma navegação pelo Rio Iguaçu em um barco movido a motor.

Para mais informações, visite a página oficial do parque: www.icmbio.gov.br

05 – Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Cânion das Bandeirinhas

O Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984, e está localizado no estado de Minas Gerais. Sua área total é de 33.800 hectares.

Esta certamente é uma das opções para fugir do agito do carnaval e entrar em contato com a natureza, observando uma rica flora com quase duas mil espécies.

Os grandes atrativos do parque, são:

Cachoeira Véu de Noiva: No local existe um camping.

Canyon das bandeirinhas: Com cerca de 4 km e 80 metros de alturas, o local é magnífico com piscinas naturais e vários locais para banho.

Cachoeira da farofa: Exatamente um dos espaços mais procurados dentro do parque. Ali você encontrará 5 quedas d’água. Para chegar até o local será necessário caminhar por duas horas.

A visita ao parque é gratuita, e está aberto todos os dias para visitação com entrada das 8h as 16h e saída até as 18 horas.

Para mais informações, acesse a página oficial do parque: www.icmbio.gov.br

Deixe seu comentário