Warning: "continue" targeting switch is equivalent to "break". Did you mean to use "continue 2"? in /home/viviantelles/www/wp-content/plugins/essential-grid/includes/item-skin.class.php on line 1306
Casca da banana e o lixo orgânico podem ser jogados na trilha? | Revista Digital

Apesar do lixo orgânico e servir de adubo, eles não podem ser jogados direto na natureza e em áreas protegidas. Isso porque, apesar de ser orgânico esse tipo de resíduo é lixo e para virar adubo para o solo ele precisa de um tratamento específico.

“Mas é uma casca de banana, vira adubo”

A casca de banana, por exemplo, demora até dois anos para se decompor.

A fonte dessa informação é do Parque Nacional do Itatiaia. De acordo com o Parque “o lixo orgânico, como casca e resto de frutas demoram até dois anos para se decompor”.

A nível de informação, essa variação na decomposição depende do clima da região, lugares com clima frio, como é o caso das montanhas, a decomposição é mais lenta.

“É orgânico, vai se decompor e virar adubo”

Verdade, de fato os alimentos naturais viram adubo para o solo, mas como eu disse anteriormente é necessário um tratamento específico para que isso ocorra. De fato o lixo orgânico sem esse tratamento é lixo.

Essa é uma justificativa comum para jogar cascas de banana, miolo de maçã, e assim por diante em uma janela de carro ou ao longo de uma trilha. O ciclista hipotético do nosso teste quase certamente alcançaria essa defesa.

Portanto, esse tipo de lixo não desaparece ou é tão saudável para o solo quanto você imagina.

Leia mais sobre lixo orgânico e os tipos de tratamento para virar adubo.

Na montanha lembre-se sempre

  • Traga de volta o seu lixo e deixe o local como você encontrou;
  • Deixe apenas as suas pegadas e leve apenas as lembranças da sua aventura.

Além disso, é importante ressaltar que:

  • O resto das frutas ou alimentos orgânicos não são espécies nativas da Mata Atlântica e por isso podem interferir no ecossistema das unidades de conservação;
  • Os animais podem comer os restos dos alimentos e algum vírus ou bactérias nocivo para o ser humano, podem ser fatais para os animais;
  • Jogar resto de alimentos também pode interferir na dieta dos animais silvestres.

Herpes humana mata macacos no Parque Nacional da Tijuca

“O maior risco que existe é a interação com humanos. Porque eles são muito sensíveis ao nosso herpes, eles morrem por causa do nosso herpes e nós podemos morrer por causa do herpes deles. Então, a interação do pessoal colocar banana, botar alimento, acaba facilitando esse tipo de transmissão”, conta.  – Ibama

Vídeo:

Herpes já matou sete macacos-pregos nos arredores do Parque Nacional da Tijuca – Fonte: extra.globo.com

Diversas mortes e doença em macacos provocam alerta no Rio – Fonte: g1.globo.com

Artigos relacionados:

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e comentar abaixo com as suas dúvidas ou sugestões! Ficarei feliz em saber a sua opinião!

Acompanhe o meu Instagram e Youtube , estou sempre dando várias dicas por lá 😉

Deixe seu comentário