O bastão de caminhada é um equipamento essencial para prática de trilha e caminhadas na natureza. Além de oferecer mais segurança, ele também diminui o esforço muscular das pernas e dá maior estabilidade e conforto para sua coluna.

O uso incorreto pode causar lesões, não basta só colocar no chão e sair andando se apoiando. É importante fazer o ajuste e entender como se usa nas subidas e descidas.

Ajuste ideal do bastão

A minha primeira dica é regular a altura. Normalmente o bastão de caminhada tem marcações de ajuste que vão de 66 cm a 135 cm, deve-se destravar e puxar até a marcação desejada.

Lembre-se de não abrir apenas um segmento, normalmente o bastão de caminhada possui dois seguimentos. Desse modo, os dois segmentos devem estar no mesmo tamanho.

Importante lembrar que não se deve passar a linha de “stop”, caso contrário o bastão pode quebrar durante o trekking.

Altura do bastão de caminhada

A minha segunda dica é colocar na altura ideal. O bastão de caminhada deve ficar na altura da cintura e o seu braço deve ficar em formato de “L”.

A alça também não deve ser ignorada, deve-se enfiar a sua mão por baixo da alça e segurar a empunhadora.

Baixe de graça o checklist completo

 

Como usar em subidas

 

Para subidas, incline o corpo para frente (naturalmente). O bastão de caminhada é apenas para apoiar e dar mais equilíbrio durante sua atividade.

Contudo, a maneira ideal é colocar os bastões um pouco na frente do corpo e usar os braços para impulsionar, como se estivesse remando. Em subidas muito íngremes, coloca-se os dois bastões na frente e use os braços para impulsionar o seu corpo.

Como usar nas descidas

Recomenda-se aumentar a altura do bastão de caminhada nas descidas. Além disso, não é aconselhável inclinar o corpo para frente, porque você pode perder o equilíbrio por causa do peso da mochila cargueira.

Leia também: MOCHILA CARGUEIRA, o que levar e como arrumar para um acampamento na montanha

Erro comum ao usar o bastão de caminhada

Um erro comum é não tirar a basket da ponteira, que é essa proteção que vem acoplada na ponta. Entretanto, existem vários tipos de basket para serem usados em diferentes terrenos, como por exemplo: na neve, areia, pedras, barro etc.

Benefícios ao usar o bastão de caminhada

Além de mais segurança, o uso do bastão de caminhada te proporcionar vários benefícios, como: diminui o esforço muscular das pernas, protege as articulações, dá maior estabilidade e conforto para sua coluna.

Malefícios

  • Se não souber usar corretamente, pode ocasionar em dores nos braços por causa do movimento contínuo;
  • Se não ajustado corretamente pode sobrecarregar as articulações;
  • Pode causar dependência.
  • Dica: use sempre dois bastões de caminhada, assim não terá problemas em sobrecarregar apenas um braço.

Como escolher um bastão de caminhada

Existem diferentes modelos no mercado e com preços bem variados. A minha dica é que você analise o tipo de terreno e atividade que pretende usar, a frequência e quanto pretende investir.

Portanto, observe sempre o peso, praticidade do ajuste, conforto da empunhadora e da alça, amortecedor (antichoque) e a ponteira. Alguns modelos as ponteiras são em aço (desgastam mais rápido) e outras em material tungstênio (mais resistente).

Observe também o tamanho do bastão quando acoplado. Alguns modelos são mais compactos, por isso são melhores para trilhas com escaladas (ou escalaminhadas), porque precisam ser guardados dentro da mochila durante a atividade.

Leia também: O que levar e como arrumar a sua mochila para um acampamento na montanha

Desconto:

No site da Nautika Lazer você encontra produtos de diferentes marcas. Acesse www.nautikalazer.com.br. Use o cupom VIVIANCTELLES e ganhe 15% de desconto na compra!

 

2 Comments

  • Avatar
    JORGE MARQUES
    Posted 18 de janeiro de 2019 22:33 0Likes

    Excelente matéria sobre uso correto dos bastões de caminhadas.
    Muito útil . Vou compartilhar no meu Facebook!
    Abraços!

    • Avatar
      Vivian
      Posted 28 de janeiro de 2019 00:34 0Likes

      Olá Jorge, que bom que foi útil a matéria, fico feliz em ajudar e saber que você está compartilhando o artigo. Obrigada pelo apoio 😉

Deixe seu comentário