Se você não tem um aparelho GPS uma boa opção é baixar um aplicativo GPS de trilha para celular, mesmo que não esteja planejando usar, é sempre bom ter este aplicativo em stand by no celular, se precisar tá na mão.

Em uma recente pesquisa feita na minha rede social, constatei que o aplicativo para trilha mais utilizado e conhecido pelos aventureiros é o Wikiloc. Existem outros aplicativos e cada um com o seu benefícios, mas neste post vou falar exclusivamente do aplicativo Wikiloc.

O aplicativo Wikiloc tem mais de 9 milhões de trilhas catalogadas pelo mundo

O Wikiloc não é só um aplicativo de trilha, é uma rede social de compartilhamento de trilhas, onde o usuário cria um perfil, salva as trilhas favoritas de outros usuários e também grava o seu percurso, o site vai catalogando as trilhas que ficam disponíveis para outros usuários.

No aplicativo, além de gravar sua trilha, ver trilhas gravadas por outros usuários e guardar as trilhas que deseja fazer para usar quando estiver off-line, você também pode compartilhar a sua atividade ao vivo nas redes sociais (facebook, whatsapp, twitter e outros).

Veja como usar o aplicativo

Baixe o aplicativo para o seu telefone na Google Play ou Apple Store

Aplicativo GPS para trilha Wikiloc

Mapa Off-line

Baixe o APP, vai em explorar e pesquise a trilha pelo nome. No rodapé tem a opção guardar trilha, ele vai salvar a trilha no aplicativo para você acessar mesmo quando estiver off-line, ou seja, você não precisa de internet para utilizar o aplicativo.

Dicas importantes

  1. Baixe o mapa da trilha para utilizar o Wikloc em modo off-line;
  2. Faça um teste com o aplicativo em uma trilha mais tranquila para entender o funcionamento;
  3. Para otimizar o tempo da bateria, ao chegar na trilha coloque o celular em modo avião;
  4. A navegação é de graça, mas a função guardar trilhas para usar em modo off-line é paga. Custo de R$15 por um ano, mas vale a pena o investimento.
  5. Você tem a opção de fazer todo o trajeto utilizando o aplicativo (saindo de sua residência até o início da trilha), mas de acordo com relatos (leia abaixo) aconselho utilizar GPS do Google ou Waze até o endereço mais próximo do início da trilha.

Dicas dos aventureiros

  • Por Robson Ramos:  “Uso o aplicativo MAPS.ME para IOS e Android, é só baixar os mapas que vai precisar para uso off-line. Indico também o ioverlander, para achar campings e outros locais. Nenhum dos dois são pagos! O maps.me usa o mapa cedido pela open street map, um projeto feito por colaboradores sem custos. Os aplicativos podem ser uma ótimas ferramentas para se orientar em qualquer lugar, ou até mesmo ajudar a sair da montanha em uma emergência”.

 

  • Por Spyros bormann: “A-GPS tracker. Começando a testar o Gaia GPS. E pra sempre órfão do MyTracks. Todos aplicativos grátis no Android”.

 

  • Por Eder Silva: “Além do wikiloc, uso Geo Tracker (muitas vezes em conjunto com o wikiloc), pois além dele aceitar as tracklogs do site do wikiloc, também permite que eu mescle várias tracks de uma vez. Dessa forma, se um caminho há várias vertentes, eu terei todas visíveis em um único aplicativo, mas só uso ele dessa forma, em conjunto, pois meu APP principal sempre é o wikiloc”.

 

  • Por Paulo Vitor: “Wikiloc e uso um Garmin eTrex10, que e bem básico, mas funcional, e pra garantir tenho um rastreador pessoal da Spot.

 

  • Por Rodrigo Maia Maia. “Eu uso Wikiloc não precisa de sinal de celular! É só baixar os mapas off-line”. Obs.: versão paga R$15,00 por ano.

 

  • Por Bernardo: “Wikiloc é o Melhor! E ainda funciona Off-line. Tenho várias atividades gravadas“.

 

  • Por Rogério de Sales: “Usei e comprei a versão paga do Maverick, por algum tempo, é ótimo por sinal, a licença expirou e hoje uso o wikiloc”.

 

  • Por Fabio Sakamoto: “Uso o wikiloc, mas só me confundo quando ele joga para o Google achar o início da trilha. Na trilha funcionou bem, aliás, muito bem. Desviei da trilha e consegui voltar pelo app, porém para chegar ao início da trilha foi muito ruim. Perdi-me mais de 10 km de carro em estrada de terra e 2h de atraso. Fui fazer o pico Tira Chapéu na Bocaina. Ao clicar no app para ir ao início da trilha ele direciona para o Google. Gostaria de ouvir se alguém mais tem esse problema. No caso sai de casa do usando o wikiloc. Na próxima vez vou pegar mais referências de onde eh o início da trilha para não depender do wikiloc. Mas na trilha usarei o app”.

 

  • Por Fernando Aguilera Medina: “Olá Fabio Sakamoto realmente não é boa ideia usar o Wikiloc partindo de longe do início da trilha, eu logo no começo já achei bem confuso e larguei logo, principalmente quando o início da trilha é em local afastado, povoado pequeno e etc. Eu uso qualquer navegador (Google, Waze) para chegar ao endereço mais próximo do início da trilha, aí se ainda houver estrada de terra tento marcar ainda no navegador ou me guiar olhando o mapa de cima e vendo eu (o ponto azul) me mover pelos caminhos na visão de mapa por satélite, quando estiver bem próximo ao início da trilha aí já ponho o Wikiloc que é imbatível”

 

  • Por Emerson Iza-El Golinelli: “View Ranger é bem bacana, funcionalidade legal, mas é todo em inglês. Tem o APP Geocaching também, mas é só pra diversão (tem o “caça ao tesouro” nas trilhas)”.

 

  • Por Andrey Moré: “Utilizo o aplicativo Wikiloc para baixar as trilhas e transfiro para o mapas.me off-line, tudo gratuito”.

 

  • Por Fernando Aguilera Medina: “Uso o Wikiloc pra trilhas e o UaiCamp pra achar campings Esse último também é colaborativo, funciona off-line e é gratuito. Conheça UaiCamp”.

 

  • Por Beto Russano: Baixo as trilhas do wikiloc e abro com o Gpx Viewer.

 

  • Deixo claro que o aplicativo GPS para trilha não substitui um guia / condutor e também não é indicado para altas montanhas e travessias, neste caso um localizador GPS Via Satélite é o mais indicado.

Deixe seu comentário