O cobertor térmico aluminizado de emergência – também conhecidos como manta aluminizada – foi criado durante os anos 60 pela NASA com objetivo de aquecer os astronautas no espaço.

Hoje esses cobertores de emergência são utilizados em diferentes situações, mas sempre com o mesmo objetivo: manter o seu corpo aquecido ou em caso extremo na temperatura mínima para sua sobrevivência.

emergência
Cobertor térmico aluminizado de emergência

Que material é feito o cobertor térmico de emergência?

É produzido em uma fina camada de plástico e alumínio.

Como funciona o cobertor térmico de emergência?

A função do cobertor térmico de emergência é refletir de volta para o seu corpo o calor irradiado por você mesmo.

Para o que serve o cobertor térmico?

Serve para ser usado apenas em situação de emergência, quando o seu corpo está chegando na temperatura extrema (limite). A função do cobertor térmico aluminizado é manter a temperatura e aquecer o seu corpo.

De acordo com relatos, não é um equipamento tão agradável de usar, isso porque ele vira uma “estufa”, ou seja, você ficará ensopado de suor.

Como usar o cobertor?

Como usar o cobertor térmico

Se você estiver fazendo uma trilha e a temperatura cair repentinamente, coloque a sua mochila no chão, sente sobre ela criando um isolamento entre o seu corpo e o solo, sem seguida se enrole no cobertor térmico (veja foto).

Se estiver usando casacos impermeáveis, eles devem ser retirados. A função do cobertor térmico de emergência é refletir o calor irradiado pelo seu corpo, e o casaco impermeável cria uma barreira impedindo esta função.

O cobertor térmico de emergência (aluminizado) tem validade?

Cobertor térmico aluminizado da marca Azteq

Na embalagem do cobertor de emergência da marca Azteq não tem validade, mas sugiro observar as condições antes de utilizar.

Tenha cuidado ao guardá-lo e evite contato com objetos úmidos dentro da mochila (garrafas e reservatório de água).

Se a embalagem for submetida a ambientes úmidos (ou chuva), sugiro atenção, o material é bem sensível e pode danificar quando você for abrir.

É reutilizável? Posso usar mais de uma vez?

Com base na minha experiência, sim! Usei mais de um vez o mesmo cobertor de emergência aluminizado na Patagônia, mas verifica antes o estado e nunca guarde quando ele estiver molhado ou sujo.

Na dúvida, leve o cobertor térmico usado e um novo de reserva.

Como usar para aquecer com o saco de dormir?

Usando o cobertor térmico sobre o saco de dormir na Patagônia / Argentina

Em caso de frio extremo, também é possível utilizar o cobertor térmico aluminizado  para melhor o rendimento da temperatura do seu saco de dormir.

Lembrando que o cobertor térmico de emergência deve ser colocado por cima do saco de dormir, na intenção de promover o isolamento e reter o calor.

O processo de condensação (suor) é inevitável, por isso, não se enrole no cobertor térmico (aluminizado), pois certamente ele vai molhar o seu saco de dormir. Apenas jogue por cima do seu saco de dormir e deixe que ele faça o processo de isolamento térmico natural.

Características técnicas do cobertor de emergência (aluminizado)

  • Peso: 60g;
  • Dimensões: 2,13 x 1,32m (aberto);
  • Preço médio: R$15

Onde comprar o cobertor de térmico de emergência?

Minha experiência

Acampamento  PoincenotEl Chalten / Argentina (foto ilustrativa)

Usei com o saco de dormir na Patagônia Argentina, no Parque Nacional Los Glaciares / El Chatém.

Essa vigem para Patagônia ( Chile e Argentina) eu fiz de maneira independente e sozinha, e você pode conferir alguma dicas no artigo de Torres del Paine, como ir sozinha.

No acampamento em El Chalten (Parque Nacional Los Glaciares) a temperatura caiu muito durante a madrugada, por isso, a minha opção de emergência foi usar o cobertor térmico sobre o saco de dormir.

É normal a condensação (suor) e por experiência sugiro apenas jogar o cobertor térmico sobre o saco de dormir, e não se enrolar nele. Acordei na madrugada com o saco de dormir superficialmente molhado de suor.

O cobertor térmico de emergência é um acessório útil, de baixo custo e por isso não deve faltar do seu checklist para trilha.

Levo sempre comigo para todas as trilhas, sejam elas longas ou curtas. Aproveite e veja os checklists  para trilha que eu preparei:

Deixe seu comentário