Dedo de Deus: escalada na chaminé da via Teixeira

Considerado o trecho mais difícil da ascensão ao cume do Dedo de Deus: chaminé “arranca botão”, via Teixeira.

Assista o vídeo!

 

clique e assine o canal

Uma chaminé na horizontal muito apertada que vai afunilando dando a impressão que você vai ser esmagado, o peito fica literalmente pressionado contra a rocha, por isso o nome “arranca botão”, mas essa é a maneira mais fácil de vencer o trecho mais difícil da ascensão ao cume do Dedo de Deus, se entalar e evoluir aos poucos.

A evolução é feita com os ombros lentamente, as mãos são usadas apenas no final, quando finalmente você encontra as agarras.

Se você cair é praticamente impossível voltar para a via, além do risco de se machucar, isso porque a chaminé vai afunilando para baixo.

O trecho é feito todo na horizontal, e quanto mais alto você conseguir manter o seu corpo, mais fácil você consegue atravessar. Foram mais ou menos 4 minutos para atravessar toda a chaminé, e durante este tempo fiquei sozinha na via, só conseguia avistar uma luz no “fim do túnel” e a voz do guia com as orientações.

A regra é manter a calma, se posicionar na horizontal (deitado) e usar os ombros para ir evoluindo.

Um dos momentos mais marcantes e felizes da minha vida, quem é teresopolitano entende o quanto a conquista do Dedo de Deus em 1912 significou para a nossa cidade e história.

Veja também: 10 dicas para subir o pico das Agulhas Negras, em Itatiaia

Deixe seu comentário