O livro de cume faz parte da cultura do montanhismo brasileiro. Trata-se de um livro, na verdade é um caderno, que é colocado no cume de uma montanha. No geral, são montanhas menos populares e de difícil acesso, para que os aventureiros deixem o seu registro de conquista.

Em uma situação de emergência, o livro de cume pode ajudar a identificar quem passou pelo cume através do registro com data e horário.

De uma forma geral, os livros de cume são guardados em uma urna discreta e acomodados em algum ponto no cume, procurando não interferir na paisagem natural, conforme os preceitos das boas práticas do montanhismo e de mínimo impacto.

Como parte da cultura do montanhismo, os livros de cume são instalados e mantidos pelos clubes de montanhismo que possuem a guarda histórica desses registros.

Recomendações

A FEMERJ @femerj recomenda que os montanhistas interessados em colaborar com a manutenção dos livros de cume, entrem em contato com federações de montanhismo ou a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) através das suas mídias sociais, a fim de evitar que atitudes, por vezes bem intencionadas, acabem por trazer consequências negativas ao ambiente e ao próprio montanhismo.

Como mencionado no vídeo, os livros são instalados e mantidos pelos clubes de montanhismo. Para saber mais entre em contato com a @femerj.

Deixe seu comentário