Saber o que vestir na montanha ainda é algo que gera incerteza em muitas pessoas. Decerto, qualquer pessoa que deseja praticar atividades na natureza deve ficar atento ao clima da região que você pretende visitar e saber sobre o sistema de camadas das roupas de frio, como: blusa, casacos e jaquetas.

Saber o que vestir no frio também é essencial para sua segurança!

Se você gosta desse mundo de aventuras, se inscreva no meu canal do youtube e ative as notificações para ficar por dentro de todas as dicas.

Erro comum na compra de um casaco para frio na montanha

Saiba que um casaco volumoso e pesado não é garantia de aquecimento. É nessa hora que muita gente erra quando vai comprar um casaco para montanha.

Decerto, o peso e volume não devem ser levados em consideração na escolha de um casaco de inverno para usar na montanha.

Outro erro comum é usar um casaco de moletom ou uma camisa de algodão. Saiba que esse tipo de material é ótimo para usar no dia a dia, mas certamente não é ideal para usar em uma atividade na natureza.

Afinal, quando estamos em atividade a temperatura do nosso corpo sobe, naturalmente a gente começa a transpirar. E o que vai acontecer com o casaco de moletom? Ele vai ficar encharcado de suor, naturalmente você irá sentir mais frio por causa do casaco molhado.

O que são sistema de camadas das roupas de frio?

Foto: Conquista Montanhismo

Normalmente usamos três camadas que tem a função de manter e otimiza a temperatura corpo, ela também garante que o suor seja eliminado. Ou seja, você vai ficar quentinho, sem  ficar ensopado de suor.

Então vem comigo que eu vou explicar a função de cada uma das camadas!

Blusa de frio: primeira camada ou segunda pele

Blusa segunda pele simples – Argentina

É uma blusa térmica que fica em contato direto com a pele. Essa blusa tem a função de afastar a umidade da pele evaporando é o suor para fora.

Esse tipo de blusa deve ser trocado com mais frequência ou todos os dias, já que fica em contato direto com a pele. Embora tenha a função de evaporar o suor, ainda assim pode ficar com cheio e umidade no tecido.

Casaco de frio: segunda camada

Casaco de plumas – Peru

A segunda camada é de aquecimento, que pode ser um fleece, um casaco com enchimento de plumas ou fibra sintética.

Sendo assim, o casaco fleece, plumas ou material sintético tem a mesma função que é reter o calor do seu corpo.

Ou seja, o calor gerado pelo seu corpo fica preso entre o enchimento, formando uma camada de ar quente que vai te aquecer.

Ao mesmo tempo essa camada em fleece ou plumas também permite que o suor passe e não cria a condensação, que a passagem do estado de vapor para o estado líquido.

Jaqueta ou anorak: terceira camada

Jaqueta anorak – Foto Raquel Alves

A terceira camada é uma jaqueta ou anorak, ela deve ser impermeável e respirável. A função da terceira camada é proteger do vento (corta vento), do frio, da neve, da chuva e também impede que o calor mantido pela camada um e camada dois sejam perdidos.

Vale lembrar que nem toda jaqueta (ou anorak) é impermeável e respirável, mas essa característica é muito importante.

Por exemplo: um casaco impermeável funciona como capa de chuva, ele não permite que a água entre e por ser respirável ele repele o vapor. Por isso, você não fica suado quando estiver fazendo uma atividade.

Confira abaixo a playlist com as principais dicas para a sua aventura!

 

Artigos relacionados:

Se você gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais e comentar abaixo com as suas dúvidas ou sugestões! Ficarei feliz em saber a sua opinião!

Acompanhe o meu Instagram e Youtube , estou sempre dando várias dicas por lá 😉

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Montanha | Trekking | Escalada (@vivianctelles) em

Deixe seu comentário