Neste artigo vou dar 10 dicas simples e fáceis de como melhorar a temperatura do seu saco de dormir em um acampamento.

Em alguns lugares é difícil prever a temperatura durante a madrugada, principalmente se tratando de montanha. Comigo foi ainda pior! Estava sozinha acampando na Patagônia Argentina e não conhecia os equipamentos que eu estava usando, eles eram alugados (saco de dormir, isolante e barraca).

Foi à madrugada mais longa da minha vida, e o que me ajudou foi à experiência e informação que eu adquiri ao longo desses anos.

Por isso, compartilho com vocês essas 10 dicas de como melhorar a temperatura do saco de dormir e desejo que nunca precisem colocar em prática, mas é bom ficar sabendo. Vai que dá ruim, né?

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Como melhorar a temperatura do saco de dormir?

1. Modelo do saco de dormir

O modelo sarcófago do saco de dormir é o mais indicado para montanhas, mas ele deve estar bem fechado, permitindo apenas a sua respiração;

2. Tamanho do saco de dormir

Compre um saco de dormir no tamanho ideal e que vista você da cabeça aos pés, sem muitos espaços internos. Eu errei na compra do meu primeiro saco se dormir, comprei um G. O tamanho grande contribuiu para o volume e peso, além disso, quanto mais espaço interno mais demorado é o processo de aquecimento.

3. Roupas impermeáveis

Nunca use roupas impermeáveis para dormir, como: casaco anorak, corta vento e calça impermeável. Os materiais impermeáveis retém o calor que exala do seu corpo, não deixando ele aqueça e crie um microclima parte interna do saco.

4. Use o liner para melhorar a temperatura do saco de dormir

O liner é uma espécie de lençol para saco de dormir, apesar de fino, ele ajuda na otimização e retenção do calor interno.

5. Não durma com muitas roupas

O ideal é você não dormir muito agasalhado, porque é o calor do seu corpo que vai promover o aquecimento interno criando um “microclima” dentro do saco de dormir.

6. Caso extremo: durma sem as roupas

Se a temperatura cair muito durante a madrugada, tire as roupas (mantenha apenas as roupas íntimas), isso porque o calor do seu corpo sem barreiras vai aquecer com mais facilidade a parte interna do saco.

7. Contraia os músculos

Você sabia que 70% da energia consumida são transformadas em calor? Isso mesmo! Por isso a gente treme de frio, é uma defesa natural do organismo.

8. Isolante térmico

Use um bom isolante térmico em conjunto com o saco de dormir! Juntos eles são essenciais para o aquecimento evitando a perda de calor pelo solo.

9. Cobertor de emergência

Em caso de frio extremo, também é possível utilizar o cobertor de emergência, ele ajuda na otimização e retenção do calor, mas antes, saiba como usar o cobertor térmico de emergência para aquecer.

10. Água quente

Coloque uma garrafa de água quente dentro do saco de dormir, isso ajuda no aquecimento interno do saco de dormir. Lembre-se de manter o saco de dormir bem fechado.

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